3 dicas para cuidar do seu filhote de cachorro

Os filhotes de cachorro são criaturinhas frágeis, bonitinhas e encantadoras, porém precisam de alguns cuidados, sobretudo durante os primeiros dias. Muitos pensam que cuidar de um filhotinho é fácil, pois eles não se movimentam muito e são menores em relação à fase adulta. Pra te ensinar direitinho como tratar o seu mais novo amiguinho, a MasterVet dá 3 dicas importantes para te ajudar a cuidar dele.

1 – VACINAÇÃO

A vacinação é muito importante para a saúde dos pets, principalmente quando filhotes, já que existem diversas doenças que atacam o organismo dos cachorros. Como os filhotinhos ainda não possuem um sistema imunológico totalmente desenvolvido, uma estratégia essencial para cuidar bem dele é a vacinação. As primeiras doses precisam ser levadas muito a sério pelos donos, uma vez que elas podem significar a vida do seu amiguinho. A primeira dose da vacina deve ser feita com 45 dias e seguida de mais duas doses com intervalos de 21 dias em cada uma delas.


2 – ALIMENTAÇÃO

Cada fase da vida do cachorro pede por um tipo específico de alimentação. Quando recém-nascido, o dog precisa de bastante leite materno para se fortalecer, mas, quando já começa a desenvolver os dentes, o ideal é oferecer uma ração apropriada para filhotes. Essa ração deve ser misturada com um pouco de água para que tenha uma textura mais molinha e não machuque o cachorrinho. Além disso, essa comidinha poderá ser oferecida de três a quatro vezes por dia, mais ou menos 90g por vez. A água deve ser oferecida sempre fresca e a vontade. É obrigação do dono cuidar de todos esses detalhes!


3 – CASTRAÇÃO

A castração é outro fator a ser considerado assim que você decide cuidar de um filhote de cachorro. E se ele for uma fêmea, os cuidados aumentam. Quando a cadelinha completa 6 a 7 meses, ela entra no seu primeiro cio, o que pode ser bem traumático e requer uma atenção especial. O ideal, caso você não queira que ela reproduza, é optar pela castração, de preferência após o primeiro cio e antes do segundo. O método, além de evitar a gravidez, protege a fêmea de doenças como câncer de mama e câncer de útero (piometra).


22 abr., 2022
Assim como para os seres humanos, algumas drogas podem provocar reações alérgicas e outras complicações no organismo dos pets. É preciso estar sempre atento e saber direitinho o que você está dando para o seu amiguinho. Não podemos simplesmente medicá-lo como se estivéssemos nós mesmos sentindo os sintomas. O organismo deles é diferente do nosso e é exatamente por isso que devemos prestar muita atenção na hora de dar algum remédio ao nosso bichinho de estimação. Caso isso aconteça é recomendado levar seu pet ao médico veterinário da sua confiança, e aqui vão algumas dicas para ajudar você a cuidar do seu.
20 fev., 2022
Nas altas temperaturas do verão podem ocorrer uma série de problemas para os pets, sobretudo para os gatos mais peludos. Diferentemente de nós, os felinos não suam e, dessa forma, não tem facilidade de regular a temperatura do corpo, principalmente quando o calor é intenso. Assim, eles correm o risco de apresentar sinais de superaquecimento, desidratação e hipertermia. Para ajudar a manter o bem-estar do seu gatinho, a MasterVet deixa 3 dicas para refresca-lo durante o verão.
Share by: