3 dicas para refrescar o seu gato durante o verão

Nas altas temperaturas do verão podem ocorrer uma série de problemas para os pets, sobretudo para os gatos mais peludos. Diferentemente de nós, os felinos não suam e, dessa forma, não tem facilidade de regular a temperatura do corpo, principalmente quando o calor é intenso. Assim, eles correm o risco de apresentar sinais de superaquecimento, desidratação e hipertermia. Para ajudar a manter o bem-estar do seu gatinho, a MasterVet deixa 3 dicas para refresca-lo durante o verão.

1 – MANTENHA O GATINHO SEMPRE HIDRATADO

Pode parecer uma dica simples e até óbvia, mas deixar o seu gato sempre hidratado é crucial para que ele não sofra as consequências do verão rígido. Potes com água espalhados pelo ambiente em que ele habita são fundamentais para que ele mate a sua sede sempre que for necessário. Procure conferir se o potinho está vazio ou se o gatinho ainda não ingeriu o líquido. No momento em que a temperatura sanguínea do felino fica elevada, os seus receptores no cérebro avisam que está na hora de se refrescar. Portanto, garanta que o pet tenha acesso à água limpa e fresca.


2 – DEIXE O AMBIENTE SEMPRE FRESCO E AREJADO

Outra dica importantíssima para dar mais qualidade de vida para o seu gato, durante o verão, é deixar sempre as janelas e as portas da sua casa/apartamento abertas. Dessa maneira, o ar poderá circular por todo o ambiente, tornando-o arejado e fazendo com que não haja aquela sensação de abafamento característica da época. O mormaço tende a incomodar bastantes os felinos, que, como dito anteriormente, não suam e acabam absorvendo todo o calor recebido. Uma sugestão é ligar os ventiladores ou mesmo o ar condicionado para diminuir a temperatura do ambiente mesmo que seja por alguns instantes apenas.


3 – VERIFIQUE SE O GATINHO ESTÁ COM HIPERTERMIA

Dica de extrema relevância: verifique se o gato está apresentando sinais de hipertermia. Se o felino estiver com as almofadinhas das patas quentes e as orelhas bastante avermelhadas, ele pode estar com excesso de calor acumulado no corpo. Caso não seja hidratado rapidamente, o gatinho pode apresentar respiração acelerada, letargia, tremores e até possíveis convulsões.


22 abr., 2022
Assim como para os seres humanos, algumas drogas podem provocar reações alérgicas e outras complicações no organismo dos pets. É preciso estar sempre atento e saber direitinho o que você está dando para o seu amiguinho. Não podemos simplesmente medicá-lo como se estivéssemos nós mesmos sentindo os sintomas. O organismo deles é diferente do nosso e é exatamente por isso que devemos prestar muita atenção na hora de dar algum remédio ao nosso bichinho de estimação. Caso isso aconteça é recomendado levar seu pet ao médico veterinário da sua confiança, e aqui vão algumas dicas para ajudar você a cuidar do seu.
01 jan., 2022
Os filhotes de cachorro são criaturinhas frágeis, bonitinhas e encantadoras, porém precisam de alguns cuidados, sobretudo durante os primeiros dias. Muitos pensam que cuidar de um filhotinho é fácil, pois eles não se movimentam muito e são menores em relação à fase adulta. Pra te ensinar direitinho como tratar o seu mais novo amiguinho, a MasterVet dá 3 dicas importantes para te ajudar a cuidar dele.
Share by: